INMET emite alerta de chuva intensa para PR, SP e RJ. Forte mudança do tempo segue com frio intenso; veja a previsão

Uma frente fria atuará entre o Sul e Sudeste ao longo dos próximos dias, causando uma mudança no tempo com chuvas fortes e uma queda expressiva das temperaturas.

A atuação de uma frente fria no oceano atlântico, associada a um cavado (região de baixa pressão) sobre o continente, estarão causando uma virada no tempo, com a formação de muita nebulosidade e chuva em parte da região Sul e do Sudeste ao longo dos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de perigo devido a altos acumulados de chuva entre essa quinta-feira (22) e a sexta-feira (23). Há risco de chuvas intensas de até 100 mm por dia, especialmente na região litorânea de São paulo e também no extremo leste de Paraná, região que inclui ainda as regiões metropolitanas de Curitiba e de São Paulo.

As chuvas trazem risco de alagamentos (especialmente em regiões urbanas), deslizamentos de encostas em regiões de risco e transbordamento de rios. Confira abaixo o mapa com as regiões que os alertas abrangem:

Alertas de chuva forte emitidos pelo INMET nesta quinta-feira para as regiões Sul e Sudeste.
Alertas de chuva forte emitidos pelo INMET nesta quinta-feira para as regiões Sul e Sudeste.

Além de São Paulo e Paraná, o Rio de Janeiro (especialmente sul fluminense e região metropolitana) e Santa Catarina (praticamente todo o estado) também registrarão chuvas, com os maiores potenciais para transtornos se localizando em municípios mais próximos do litoral.

Na imagem abaixo, é possível ter uma boa ideia de quais regiões serão atingidas pela chuva. Os maiores acumulados serão registrados no litoral, mas também há risco de chuvas (com menores acumulados) em municípios localizados mais ao interior.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final deste domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final deste domingo mostra que as chuvas podem chegar a acumulados próximos dos 100 mm de chuva nas regiões litorâneas do Sudeste.

Além disso, o frio se intensificará brevemente graças à agem da frente fria.

Além das chuvas, frente fria causa queda nas temperaturas

Após a incidência das chuvas, uma massa de ar frio avança pelo Sul e pelo Sudeste. Isso faz com que as temperaturas máximas em toda a região atingida pelas chuvas e pela nebulosidade caiam expressivamente já nesta quinta-feira (22), não excedendo os 25°C na região mais afetada pelo sistema.

Na sexta-feira (23), o frio se intensifica ainda mais. Na região metropolitana de Curitiba, as máximas permanecem em torno dos 16°C, enquanto em São Paulo capital as temperaturas não am dos 20°C, o que indica que o frio será significativo dessas regiões.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira mostra que uma grande parte do Sudeste do Brasil registrará temperaturas inferiores a 20°C ao longo de todo o dia (cores esverdeadas).

No entanto, vale lembrar que isso ocorre apenas para alguns municípios. Regiões como o norte do Paraná e todo o interior de São Paulo não serão afetados pela frente fria de maneira expressiva, e continuarão registrando tempo bastante firme e seco, sem nuvens e nem chuva, com temperaturas que chegam a até 31°C durante a tarde, como pode ser observado na imagem acima.

Para conferir exatamente como o sistema afetará a sua cidade, não deixe ainda de conferir as previsões específicas para a sua localidade que estão disponíveis aqui no site/app da Meteored / Tempo.com.