Frente fria muda o tempo a partir desta quinta-feira em SP e no RJ

Uma frente fria começará a atuar na região sudeste entre a quarta-feira de noite e a quinta-feira, trazendo nebulosidade intensa, chuvas moderadas e intensificando o frio na região.

Uma frente fria está, aos poucos, se consolidando sobre a região Sul. Conforme um ciclone intenso se configura sobre o oceano Atlântico na altura da Argentina, um sistema frontal começará a atuar sobre o Rio Grande do Sul já entre essa terça-feira e a quarta-feira (21), avançando também pelos demais estados do Sul ao longo dos próximos dias.

O sistema também será capaz de causar uma mudança no tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro no final desta semana, especialmente entre a quinta-feira (22) e o sábado (24), mas nem todos os municípios serão atingidos.

Frente fria fará o tempo mudar na região Sudeste

Já na quarta-feira (21) durante a noite, as previsões indicam que a frente fria começará a atuar sobre São Paulo, formando nebulosidade intensa em todo o litoral e sul do estado (inclusive na capital) e formando chuvas moderadas no litoral sul.

Previsão de nebulosidade e chuva na quarta-feira de noite.
Previsão de nebulosidade e chuva na quarta-feira de noite mostra a frente fria começando a atuar em São Paulo, trazendo nebulosidade para todo o leste do estado e chuva no litoral sul.

Ao longo da quinta-feira (22), chuvas intensas continuarão se formando sobre o litoral sul. Chuvas mais fracas atingirão a região metropolitana e o Vale do Paraíba, onde muita nebulosidade também se formará ao longo de todo o dia. No interior do estado paulista, no entanto, não há previsão de chuva significativa.

Também ao longo da quinta-feira (22), bastante nebulosidade e chuvas fracas se formarão no Rio de Janeiro, atingindo o sul fluminense e a região metropolitana. Chuvas não devem atingir com intensidade o restante do estado.

Na sexta-feira (23), chuvas pouco volumosas continuarão se formando em São Paulo (Litoral Sul, Região Metropolitana e Vale do Paraíba) e se espalharão mais pelo Rio de Janeiro, onde há previsão de bastante nebulosidade e chuvas fracas em praticamente todo o estado.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde ilustra as áreas que serão mais afetadas pelas chuvas entre a quinta-feira e o sábado. Os acumulados não serão altos.

Situação similar será observada no Sábado (24), com bastante nebulosidade e chuvas fracas se formando nas mesmas regiões atingidas durante a sexta-feira; Enquanto no domingo (25), o tempo volta a ficar predominantemente firme e seco tanto no Rio de Janeiro quando em São Paulo, com baixíssima probabilidade de chuva.

A região mais afetada pelas chuvas será o extremo litoral sul de São Paulo, especialmente nos arredores de Cananéia, onde os acumulados totais de chuva podem chegar a 100 mm. Já nas demais regiões, os acumulados não am dos 50 mm e, portanto, não devem causar transtornos para a população.

Além disso, o frio se intensificará brevemente devido à agem dessa frente fria. As temperaturas máximas em toda a região atingida pelas chuvas e pela nebulosidade cairão expressivamente na quinta-feira (22), e não devem ar dos 25°C.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira durante a tarde mostra que boa parte da região afetada pelas chuvas esfriará e não registrará temperaturas acima dos 20°C (cores verdes).

No entanto, vale lembrar que isso ocorre apenas para algumas regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro. O interior de São Paulo em especial continuará registrando tempo bastante firme e seco, sem nuvens e nem chuva, com temperaturas que chegam a até 31°C durante a tarde, como pode ser observado na imagem acima.

Enquanto isso, as temperaturas mínimas em praticamente todo o Sudeste permanecem entre 15°C e 20°C no início da manhã e não devem mudar de maneira drástica ao longo dessa semana.

Isso significa que as manhãs continuarão relativamente frias, dentro do esperado já que estamos em um mês de outono, mais frio. Ainda assim, as temperaturas mínimas estão um pouco mais quentes do que o esperado na região Sudeste, e no momento não há previsão de que caiam de maneira expressiva.