Chuvas volumosas atingirão grande parte do Nordeste ao longo dos próximos dias, causando transtornos em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A circulação dos ventos e da umidade no Brasil está criando condições de instabilidade em parte do Nordeste, com chuvas intensas que podem atingir diversos municípios e causar grandes transtornos para a população ao longo de toda a semana, com as chuvas mais intensas acontecendo entre esta segunda-feira (19) e a quarta-feira (21).
Em Sergipe, há risco de chuvas volumosas também na região do baixo São-Francisco e litoral norte, mais próximo de Alagoas. Em todas as regiões mencionadas anteriormente, há risco de enchentes, alagamentos, descargas elétricas (raios), cortes no fornecimento de energia elétrica e quedas de galhos de árvores.
Há ainda um aviso de perigo potencial para o litoral sul da Bahia, na região que abrange municípios desde Canavieiras, ao sul, até Ilhéus, um pouco mais ao norte. As chuvas podem ainda atingir a capital Salvador ao longo dos próximos dias, mas os acumulados não serão tão pronunciados a ponto de causar grandes transtornos.
As chuvas mais severas vão ocorrer entre esta segunda-feira (19) e a quarta-feira (21). Entre quinta-feira (22) e domingo (25), as chuvas perdem intensidade, mas ainda há previsão de que chuvas fracas continuem ocorrendo em toda a região mencionada acima.
Ao todo, nas regiões mais afetadas (especialmente o litoral de Alagoas e de Pernambuco), os acumulados totais podem ultraar os 300 mm até o próximo sábado (24), com potencial de chegar aos 400 mm de chuva em pontos isolados.
Ao total, há no momento 268 municípios sob situação de perigo em toda a região mencionada. Essa situação coloca ainda cinco capitais em estado de alerta:
Lembrando ainda que há risco de chuvas em Salvador nos próximos dias, mas que o risco de transtornos nesta capital é bem menor, sendo que os acumulados não devem ultraar os 50 mm de chuva, um volume moderado.
Para saber mais detalhes da previsão de chuvas para seu município e evitar enfrentar o mau tempo nos próximos dias, não deixe de conferir as previsões detalhadas para a sua cidade específica, disponíveis aqui na Meteored | Tempo.com.