Nordeste sob alerta: 263 municípios e 5 capitais estão sob risco de chuvas volumosas

Chuvas volumosas atingirão grande parte do Nordeste ao longo dos próximos dias, causando transtornos em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A circulação dos ventos e da umidade no Brasil está criando condições de instabilidade em parte do Nordeste, com chuvas intensas que podem atingir diversos municípios e causar grandes transtornos para a população ao longo de toda a semana, com as chuvas mais intensas acontecendo entre esta segunda-feira (19) e a quarta-feira (21).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para todo o extremo leste e litoral dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os estados com maior risco dão Pernambuco e Alagoas, onde há possibilidade de tempestades de até 100 mm no dia e rajadas de vento de até 100 km/h.

Em Sergipe, há risco de chuvas volumosas também na região do baixo São-Francisco e litoral norte, mais próximo de Alagoas. Em todas as regiões mencionadas anteriormente, há risco de enchentes, alagamentos, descargas elétricas (raios), cortes no fornecimento de energia elétrica e quedas de galhos de árvores.

Mapa de avisos de chuva intensa e tempestade emitidos pelo INMET nesta segunda-feira.
Mapa de avisos de chuva intensa e tempestade emitidos pelo INMET nesta segunda-feira.

Há ainda um aviso de perigo potencial para o litoral sul da Bahia, na região que abrange municípios desde Canavieiras, ao sul, até Ilhéus, um pouco mais ao norte. As chuvas podem ainda atingir a capital Salvador ao longo dos próximos dias, mas os acumulados não serão tão pronunciados a ponto de causar grandes transtornos.

Acumulados de chuva totais ultraam os 300 mm

As chuvas mais severas vão ocorrer entre esta segunda-feira (19) e a quarta-feira (21). Entre quinta-feira (22) e domingo (25), as chuvas perdem intensidade, mas ainda há previsão de que chuvas fracas continuem ocorrendo em toda a região mencionada acima.

Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde mostra regiões de maior risco para formação de tempestades, situação que coloca cinco capitais sob risco de transtornos.

Ao todo, nas regiões mais afetadas (especialmente o litoral de Alagoas e de Pernambuco), os acumulados totais podem ultraar os 300 mm até o próximo sábado (24), com potencial de chegar aos 400 mm de chuva em pontos isolados.

Ao total, há no momento 268 municípios sob situação de perigo em toda a região mencionada. Essa situação coloca ainda cinco capitais em estado de alerta:

  • Maceió - Onde serão registrados os maiores acumulados de chuva;
  • Recife - Onde acumulados severos também serão registrados;
  • João Pessoa - Acumulados menores, mas há risco de transtornos;
  • Natal - Acumulados menores, mas há risco de transtornos;
  • Aracaju - Acumulados menores, mas há risco de transtornos.
Previsão de acumulados totais previstos até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais previstos até o final do domingo mostra que, nas regiões mais afetadas, os volumes de chuva podem ultraar 300 mm, com potencial de atingir os 400 mm.

Lembrando ainda que há risco de chuvas em Salvador nos próximos dias, mas que o risco de transtornos nesta capital é bem menor, sendo que os acumulados não devem ultraar os 50 mm de chuva, um volume moderado.

Para saber mais detalhes da previsão de chuvas para seu município e evitar enfrentar o mau tempo nos próximos dias, não deixe de conferir as previsões detalhadas para a sua cidade específica, disponíveis aqui na Meteored | Tempo.com.