Como será o clima na segunda quinzena de maio

A segunda quinzena de maio será marcada por tempo seco e temperaturas essencialmente acima da média em grande parte do país, entenda o porquê.

Região de alta pressão atmosférica vai elevar as temperaturas e impedir a precipitação nos próximos dias.
Região de alta pressão atmosférica vai elevar as temperaturas e impedir a precipitação nos próximos dias.

Durante o mês de maio, o Brasil entra em um período típico de transição entre o outono e o inverno. Essa época costuma ser caracterizada por uma diminuição gradual das chuvas no centro do país e aumento das chuvas no extremo norte. As temperaturas diminuem gradualmente no centro-sul, com uma grande amplitude térmica e o avanço mais frequente de frentes frias pelo território nacional.

Mas será que o clima na segunda quinzena de maio irá se aproximar do esperado? Para entender melhor, vamos analisar a tendência que o modelo ECMWF e a previsão dos principais padrões climáticos que atuam no Hemisfério Sul.

Clima mais quente e seco deve marcar o final de maio no Brasil

Entre os dias 19 e 26 de maio, o modelo ECMWF indica anomalias negativas de precipitação em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e interior da Região Sul, sinalizando uma tendência de tempo mais seco. Por outro lado, áreas da faixa norte da Região Norte e do litoral nordestino podem apresentar chuvas acima da média.

As anomalias de temperatura apontam para valores acima da média climatológica em grande parte do país, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e sul da Região Norte, com destaque para tardes mais quentes e manhãs menos frias do que o habitual para o período.

anomalia
Previsão de anomalia de temperatura (acima) e de precipitação (abaixo) semanal de acordo com o modelo ECMWF.

Para a semana seguinte, entre 26 de maio e 02 de junho, o cenário se mantém semelhante, com predomínio de tempo seco no interior do país e possibilidade de chuvas isoladas no sul da Região Sul e no extremo norte da região Norte.

As temperaturas seguem acima da média em boa parte do território, reforçando a tendência de um final de outono menos frio e com menor frequência de frentes frias atuando sobre o Brasil. A seguir, entenda o porquê.

Principais moduladores do clima

O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENSO) segue em fase neutra, ou seja, sem dominar diretamente o padrão de chuvas e temperaturas sobre o Brasil neste momento. A ausência de um El Niño ou La Niña ativo reduz a previsibilidade climática de médio prazo e torna os sistemas meteorológicos de escala regional, como frentes frias e bloqueios, os principais moduladores do tempo no país durante o restante do outono.

aao-enso
Observação e previsão estendida da AAO (esquerda) e condições médias do ENSO (direita). Créditos: adaptado de C/NOAA.


A Oscilação Antártica (AAO), um dos principais padrões de circulação atmosférica do Hemisfério Sul, está prevista para permanecer em fase positiva nos próximos dias, segundo dados do modelo GEFS. Essa condição dificulta o avanço de frentes frias pelo Brasil. Como consequência, o tempo tende a ficar mais seco e menos frio, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Além disso, a fase positiva da AAO favorece a formação de bloqueios atmosféricos, que prolongam os períodos de estiagem. Um bloqueio atmosférico está previsto para atuar no Brasil pelo menos até o dia 17 de maio, quando começa a enfraquecer (destacado pelo retângulo vermelho na imagem abaixo). A chuva deve retornar à região Sul a partir do dia 17 de maio (destacado pelo retângulo azul).

c
Previsão de bloqueio atmosférico. Créditos: adaptado de C/NOAA.

A Oscilação Madden-Julian (MJO), responsável por influenciar temporariamente a convecção tropical e, consequentemente, os padrões de chuva em diversas partes do globo, encontra-se inativa, como indicado pelos modelos GEFS e ECMWF abaixo. Isso significa que a MJO não deve influenciar os padrões de chuva.

mjo
Modelos GEFS e ECMWF concordam com a previsão de neutralidade da MJO

Estas são as tendências mais recentes das previsões dos principais modelos ao redor do mundo. Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com e esteja bem informado sobre as condições do tempo na sua cidade.