Quando se trata de nutrir as plantas do nosso jardim, a natureza tem algumas soluções surpreendentes. Entre eles, os fertilizantes à base de algas marinhas se destacam como uma opção sustentável e altamente benéfica. Eles não apenas melhoram o crescimento e a resiliência das plantas, como também contribuem para a saúde do solo e para um sistema agrícola mais sustentável.
Existe uma grande variedade de fertilizantes químicos no mercado, conhecidos pelo baixo custo e facilidade de aplicação. Entretanto, o uso inadequado pode ter um alto impacto ambiental, contaminando o solo e a água, alterando ecossistemas e afetando a estrutura do solo. Além disso, doses excessivas podem causar danos às plantas, chegando até a queimar suas raízes.
As algas marinhas são ricas em nutrientes, vitaminas e hormônios que promovem o crescimento equilibrado e saudável das plantas.
Eles fornecem macro e micronutrientes essenciais para as plantas. As algas contêm mais de 70 minerais e vitaminas, como cálcio, magnésio e potássio, além de fitormônios que estimulam o desenvolvimento de folhas, caules e raízes.
O potássio presente nas algas é um nutriente essencial para o fortalecimento das plantas, pois melhora sua resistência a temperaturas extremas, secas, salinidade e doenças. Além disso, contribui para o espessamento das paredes celulares, ajudando a prevenir infecções. Graças aos seus antioxidantes e reguladores do equilíbrio hídrico, as algas permitem que as plantas lidem melhor com condições adversas, como geadas e solos com altas concentrações de sal.
Fertilizantes à base de algas marinhas otimizam a estrutura do solo, promovendo retenção de umidade e melhor aeração. Além disso, estimulam a atividade de microrganismos benéficos, o que aumenta a fertilidade e melhora a absorção de nutrientes pelas plantas.
Ao contrário dos fertilizantes sintéticos, os fertilizantes de algas marinhas são biodegradáveis, não poluem o solo nem a água e têm menor impacto ambiental. Além disso, como vêm de fontes naturais, são inofensivos para plantas, animais de estimação e humanos.
Fertilizantes à base de algas marinhas são poderosos aliados para aumentar o rendimento das suas plantações. Além de estimular o crescimento, eles promovem o aparecimento de novos brotos e flores nas plantas.
Outro benefício importante é que eles ajudam a prolongar a vida útil de frutas e vegetais. Por exemplo, quando o fertilizante de algas marinhas foi aplicado 10 a 12 dias antes da colheita do pepino, os rendimentos aumentaram em até 40%.
A escolha entre fertilizantes químicos e à base de algas dependerá de suas necessidades e preferências. Este tipo de produto também tem algumas desvantagens. Por exemplo, comparado a fertilizantes químicos, eles podem ter uma concentração menor de nutrientes, então aplicações mais frequentes podem ser necessárias. Além disso, eles podem ser mais caros que os fertilizantes químicos e mais difíceis de encontrar em lojas especializadas.
Você pode prepará-los em casa de duas maneiras: usando farinha de algas ou algas frescas.
É muito fácil de preparar. Basta misturar a farinha de algas com água. A proporção ideal é de um quarto de xícara de farinha de algas para cada 3,5 litros de água.
Deixe a mistura descansar por dois ou três dias, mexendo todos os dias. Após esse tempo, você terá um fertilizante líquido pronto para regar suas plantas.
Você também pode usar algas marinhas frescas. Para fazer isso, colete algas da praia, lave-as bem e deixe-as secar ao sol.
Depois, misture-os com matéria orgânica, como restos de vegetais ou folhas secas. Coloque a mistura em uma composteira ou recipiente adequado para permitir que ela fermente. Quando estiver pronto, você pode usá-lo para aplicar diretamente no jardim.
Este fertilizante é ideal para diversas aplicações no jardim:
Com esses fertilizantes naturais, você notará uma mudança incrível em suas plantas e, o melhor de tudo, estará cuidando do meio ambiente.
https://www.jardineriaon.com/beneficios-de-los-fertilizantes-a-base-de-algas-marinas.html