A zona hadal é uma das últimas grandes fronteiras da ciência oceânica. A sua exploração é complexa e dispendiosa, pelo que pouco se sabe sobre ela. No entanto, as descobertas efetuadas nas últimas décadas revelaram que esta zona é um local surpreendentemente diversificado.
A zona hadal, cujo nome deriva do nome do deus grego Hades, regente do submundo, abrange todo o espaço oceânico a profundidades superiores a 6.000 metros.
Dividida em duas subzonas, a primeira, a zona abissal, estende-se dos 6.000 aos 10000 metros, enquanto a segunda, a zona hadal propriamente dita, estende-se dos 10.000 aos 11.000 metros.
Essa região caracteriza-se por condições extremas que desafiam os limites da vida marinha:
Apesar das condições extremas, a zona hadal alberga uma diversidade de vida surpreendente. Os organismos adaptados a estas condições extremas desenvolveram características únicas para sobreviver.
Conozcamos al pez con el récord de profundidad
— Marine Life Project (@MarineLifeProj) July 1, 2020
En 1970, se observó una #ofidido (familia Ophidiidae) en la zona #hadal del océano, a una profundidad de 8.370 metros en la fosa de Puerto Rico, la fosa más profunda del Océano #Atlántico.
@natgeo pic.twitter.com/e2xn5diGDO
A zona do hadal é um canto da Terra extraordinariamente diversificado, cheio de segredos fascinantes. Eis alguns fatos surpreendentes sobre esta região.
A zona hadal é um lugar fascinante e misterioso, que ainda esconde muitos segredos. Explorar essa região é um desafio importante para os cientistas, que podem aprender muito sobre a evolução da vida na Terra e as condições extremas que os organismos podem ar.
A zona hadal é um lembrete de que a Terra é um planeta repleto de vida, mesmo nas áreas mais extremas.